Como atualizar os servidores Flussonic da maneira certa

Na Flussonic trabalhamos constantemente para melhorar nossos produtos e frequentemente lançamos atualizações para corrigir bugs e adicionar novos recursos ao software. No entanto, sabemos que as atualizações podem ser assustadoras para alguns de nossos clientes, pois podem causar estresse e algumas coisas param de funcionar da mesma maneira que antes. Por esse motivo, escrevemos este artigo com algumas dicas a serem seguidas para ajudar nossos usuários no processo de atualização para torná-lo menos traumático. Siga nosso conselho passo a passo e você verá como tudo ficará muito melhor.

  • Sempre lê o changelog. É muito útil conhecer antecipadamente as alterações introduzidas na nova versão. Nós sempre publicamos changelog com cada versão.
  • Faça backups periodicamente.
  • Não atualize em uma sexta-feira no final do dia de trabalho. Se você tiver algum problema, ninguém do departamento de serviço técnico estará disponível para ajudá-lo. Se há algo que você não entende, não entre em pânico.
  • Contacte o nosso suporte técnico solicitando esclarecimentos e teremos todo o gosto em ajudá-lo. Recomendamos fazer todas as perguntas que você possa ter para esclarecer dúvidas antes de atualizar.

Leia o registro de alterações O changelog contém uma lista de mudanças introduzidas na nova versão, com uma breve descrição explicando cada uma delas. Por favor, leia com atenção e preste atenção especial aos novos recursos. Sempre incluímos links para nossa base de conhecimento com instruções detalhadas. Por exemplo, no Flussonic21.12 registro de alterações, mencionamos o WebRTC 9 vezes. Reserve alguns minutos para saber como as novas configurações o ajudarão a melhorar seu serviço e treinar o trabalho do WebRTC no servidor de teste.

Atualize o teste primeiro

A maioria das operadoras não usa o teste por motivos de custo. No entanto, um ou dois servidores devem ser suficientes para pequenos projetos e um curto tempo de inatividade não deve se traduzir em perdas para o negócio. Quando não há servidores dedicados para teste, os servidores de produção passam por experimentos de configuração e podem ficar inativos ao atualizar o software, atualizar o sistema operacional e realizar manutenção de hardware.

O servidor de backup é uma excelente alternativa para usar como teste. Ele está sempre em standby e se conecta apenas durante o horário de pico de carga. Quando o serviço está sendo executado regularmente, você pode desabilitar o servidor de backup enquanto se familiariza com a nova versão.

Monitoramento

O monitoramento é uma parte importante de qualquer serviço. Sem um acompanhamento adequado e constante só podemos deduzir que as coisas estão a funcionar correctamente. É basicamente dizer “bem, tudo parece estar funcionando corretamente”. Com monitoramento detalhado, podemos falar sobre métricas reais e entender exatamente o que está acontecendo: “nenhuma das N métricas se desviou, todos os canais Z foram capturados, a taxa de bits de entrada não mudou”, etc.

O Flussonic possui um exportador Prometheus integrado e um Grafana Dashboard . Estas são ferramentas de monitoramento modernas que você deve usar. Saiba mais em https://flussonic.com/doc/api/monitoring-flussonic-with-prometheus/

O pior momento para atualizar

Se você tiver apenas um servidor, não há como transferir a carga de um nó para outro. Por isso, a opção mais tentadora é atualizar o servidor quando o serviço tem menos demanda dos usuários: geralmente é tarde da noite ou de madrugada e até nos finais de semana.

Este é o pior momento para atualizar porque é muito provável que você tenha que trabalhar horas extras e o serviço de suporte técnico não estará disponível. Se ocorrer um erro, é provável que você entre em pânico ao perceber que não pode resolver o problema imediatamente e ao perceber que a maioria de seus usuários está prestes a retornar ao seu serviço.

Então, qual é o melhor momento para atualizar?

É melhor planejar a atualização do serviço no início do dia de trabalho e depois de ter tomado todas as medidas para estar preparado:

  • Depois de estudar o changelog em detalhes
  • Depois de ter experimentado a nova versão em Staging Depois de configurar o monitoramento
  • Depois que os backups são feitos
  • Há uma compreensão clara de como retornar o sistema ao seu estado original, se necessário
  • A carga foi distribuída entre os outros nós
  • Os assinantes e outros departamentos são notificados sobre o trabalho que está sendo feito

Flussonic está rodando no Linux, então a atualização deve ser feita por um administrador de sistema com habilidades confiáveis ​​em gerenciamento de pacotes, leitura de logs e edição de arquivos de texto. É importante poder trabalhar com o systemd e ler outros logs do sistema, exceto os logs do Flussonic.

Se você não tiver certeza de suas habilidades em Linux, entre em contato com o suporte e confirme se os engenheiros estarão online durante o processo de atualização.

Não se esqueça dos backups

Um erro comum é não fazer backup do Flussonic: Flussonic Media Server não armazena dados pessoais, não armazena os resultados do trabalho das pessoas (por exemplo, código ou texto) e não é um serviço de compartilhamento de arquivos. O Flussonic pode ser configurado uma vez e esquecido, alterna obedientemente os bytes de entrada para saída e não se lembra de si mesmo. Até que ocorra um “crash”.

Revertendo um serviço

Alguma coisa deu errado? O pacote não foi instalado? Você detectou uma redução no tráfego de rastreamento? Algumas fontes pararam de funcionar? Os assinantes começaram a pedir assistência? Não entre em pânico, vá com calma à interface web do Flussonic e descreva a situação na página de depuração de upload . O ID recebido é enviado parasupport@flussonic.comou cria um bilhete.

Se a situação não for crítica, aguarde uma resposta da equipe de suporte técnico. Nossos especialistas ajudarão você a estabilizar o serviço ou atualizar a configuração para uma nova versão. A situação é crítica? Instale a versão anterior do Flussonic, a anterior à nova, não a versão de um ano atrás. Esteja preparado, pois você precisará reverter as dependências e flussonic.confou o banco de dados Watcher não será suportado, pois sua estrutura foi atualizada para a nova versão.

Para esses casos, fizemos backups e treinamos em servidores de backup e staging. Mais importante, o suporte técnico Flussonic estará disponível para você. Tente não realizar ações que você não entende e não copie comandos da Internet. Entre em contato com o suporte, informe-nos onde seus backups estão armazenados e descreva as etapas que você já concluiu.