Como atualizar os servidores Flussonic da maneira certa
Na Flussonic trabalhamos constantemente para melhorar nossos produtos e frequentemente lançamos atualizações para corrigir bugs e adicionar novos recursos ao software. No entanto, sabemos que as atualizações podem ser assustadoras para alguns de nossos clientes, pois podem causar estresse e algumas coisas param de funcionar da mesma maneira que antes. Por esse motivo, escrevemos este artigo com algumas dicas a serem seguidas para ajudar nossos usuários no processo de atualização para torná-lo menos traumático. Siga nosso conselho passo a passo e você verá como tudo ficará muito melhor.
- Sempre lê o changelog. É muito útil conhecer antecipadamente as alterações introduzidas na nova versão. Nós sempre publicamos changelog com cada versão.
- Faça backups periodicamente.
- Não atualize em uma sexta-feira no final do dia de trabalho. Se você tiver algum problema, ninguém do departamento de serviço técnico estará disponível para ajudá-lo. Se há algo que você não entende, não entre em pânico.
- Contacte o nosso suporte técnico solicitando esclarecimentos e teremos todo o gosto em ajudá-lo. Recomendamos fazer todas as perguntas que você possa ter para esclarecer dúvidas antes de atualizar.
Leia o registro de alterações O changelog contém uma lista de mudanças introduzidas na nova versão, com uma breve descrição explicando cada uma delas. Por favor, leia com atenção e preste atenção especial aos novos recursos. Sempre incluímos links para nossa base de conhecimento com instruções detalhadas. Por exemplo, no Flussonic21.12 registro de alterações, mencionamos o WebRTC 9 vezes. Reserve alguns minutos para saber como as novas configurações o ajudarão a melhorar seu serviço e treinar o trabalho do WebRTC no servidor de teste.
Atualize o teste primeiro
A maioria das operadoras não usa o teste por motivos de custo. No entanto, um ou dois servidores devem ser suficientes para pequenos projetos e um curto tempo de inatividade não deve se traduzir em perdas para o negócio. Quando não há servidores dedicados para teste, os servidores de produção passam por experimentos de configuração e podem ficar inativos ao atualizar o software, atualizar o sistema operacional e realizar manutenção de hardware.
O servidor de backup é uma excelente alternativa para usar como teste. Ele está sempre em standby e se conecta apenas durante o horário de pico de carga. Quando o serviço está sendo executado regularmente, você pode desabilitar o servidor de backup enquanto se familiariza com a nova versão.
Monitoramento
O monitoramento é uma parte importante de qualquer serviço. Sem um acompanhamento adequado e constante só podemos deduzir que as coisas estão a funcionar correctamente. É basicamente dizer “bem, tudo parece estar funcionando corretamente”. Com monitoramento detalhado, podemos falar sobre métricas reais e entender exatamente o que está acontecendo: “nenhuma das N métricas se desviou, todos os canais Z foram capturados, a taxa de bits de entrada não mudou”, etc.
O Flussonic possui um exportador Prometheus integrado e um Grafana Dashboard . Estas são ferramentas de monitoramento modernas que você deve usar. Saiba mais em https://flussonic.com/doc/api/monitoring-flussonic-with-prometheus/
O pior momento para atualizar
Se você tiver apenas um servidor, não há como transferir a carga de um nó para outro. Por isso, a opção mais tentadora é atualizar o servidor quando o serviço tem menos demanda dos usuários: geralmente é tarde da noite ou de madrugada e até nos finais de semana.
Este é o pior momento para atualizar porque é muito provável que você tenha que trabalhar horas extras e o serviço de suporte técnico não estará disponível. Se ocorrer um erro, é provável que você entre em pânico ao perceber que não pode resolver o problema imediatamente e ao perceber que a maioria de seus usuários está prestes a retornar ao seu serviço.
Então, qual é o melhor momento para atualizar?
É melhor planejar a atualização do serviço no início do dia de trabalho e depois de ter tomado todas as medidas para estar preparado:
- Depois de estudar o changelog em detalhes
- Depois de ter experimentado a nova versão em Staging Depois de configurar o monitoramento
- Depois que os backups são feitos
- Há uma compreensão clara de como retornar o sistema ao seu estado original, se necessário
- A carga foi distribuída entre os outros nós
- Os assinantes e outros departamentos são notificados sobre o trabalho que está sendo feito
Flussonic está rodando no Linux, então a atualização deve ser feita por um administrador de sistema com habilidades confiáveis em gerenciamento de pacotes, leitura de logs e edição de arquivos de texto. É importante poder trabalhar com o systemd e ler outros logs do sistema, exceto os logs do Flussonic.
Se você não tiver certeza de suas habilidades em Linux, entre em contato com o suporte e confirme se os engenheiros estarão online durante o processo de atualização.
Não se esqueça dos backups
Um erro comum é não fazer backup do Flussonic: Flussonic Media Server não armazena dados pessoais, não armazena os resultados do trabalho das pessoas (por exemplo, código ou texto) e não é um serviço de compartilhamento de arquivos. O Flussonic pode ser configurado uma vez e esquecido, alterna obedientemente os bytes de entrada para saída e não se lembra de si mesmo. Até que ocorra um “crash”.
Revertendo um serviço
Alguma coisa deu errado? O pacote não foi instalado? Você detectou uma redução no tráfego de rastreamento? Algumas fontes pararam de funcionar? Os assinantes começaram a pedir assistência? Não entre em pânico, vá com calma à interface web do Flussonic e descreva a situação na página de depuração de upload . O ID recebido é enviado parasupport@flussonic.comou cria um bilhete.
Se a situação não for crítica, aguarde uma resposta da equipe de suporte técnico. Nossos especialistas ajudarão você a estabilizar o serviço ou atualizar a configuração para uma nova versão. A situação é crítica? Instale a versão anterior do Flussonic, a anterior à nova, não a versão de um ano atrás. Esteja preparado, pois você precisará reverter as dependências e flussonic.confou o banco de dados Watcher não será suportado, pois sua estrutura foi atualizada para a nova versão.
Para esses casos, fizemos backups e treinamos em servidores de backup e staging. Mais importante, o suporte técnico Flussonic estará disponível para você. Tente não realizar ações que você não entende e não copie comandos da Internet. Entre em contato com o suporte, informe-nos onde seus backups estão armazenados e descreva as etapas que você já concluiu.