Encontro Nacional Abrint chega 15ª edição com atrações internacionais e presença do Ministro Juscelino Filho

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) anuncia a realização da 15ª edição do seu Encontro Nacional Abrint no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Considerado o principal e maior evento do setor na América Latina, o congresso acontecerá entre os dias 12 e 14 de junho e seguirá a tradição dos últimos anos, trazendo em três dias debates sobre o futuro das telecomunicações. Com foco no desenvolvimento dos provedores regionais de internet, o Encontro Nacional Abrint 2024 contará com mais de 60 horas de programação de palestras, debates e workshops, e será aberto pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que participará da solenidade em homenagem ao Rio Grande do Sul.

Com mais de 22 mil m2 de área de exposição (contra 16 mil m2 em 2023), o Encontro Nacional ABRINT 2024 terá 208 expositores e espera receber um público de 30 mil pessoas em seus três dias de realização. Alinhada com as boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e geração de valor, propostas pelo ESG (Environment, Social and Governance), a Abrint se comprometeu a reduzir e neutralizar as emissões de carbono geradas durante o evento. “O Encontro Nacional ABRINT tornou-se uma referência internacional para o setor de telecomunicações. Hoje, promovemos o maior evento relacionado ao universo dos provedores de internet na América Latina – somente no ano passado, recebemos mais de 26 mil pessoas, o que foi um recorde de participação. A cada ano, nosso evento supera as expectativas, e trabalhamos para aperfeiçoar e surpreender cada visitante. Por isso, o Encontro Nacional ABRINT 2024 será ainda melhor!”, declara André Felipe Rodrigues, Diretor de Eventos da ABRINT.

Destaques da Programação

A Plenária Principal contará com palestrantes influentes no Brasil, como Rony Meisler (fundador da grife Reserva e CEO da AR&CO), João Branco (eleito o Profissional de Marketing mais admirado do Brasil pela Scopen e líder do time que fez o McDonald’s se tornar “Méqui”) e Caio Megale (Economista-Chefe da XP Investimentos), e com personalidades internacionais como o israelense Uri Levine (co-fundador do Waze), Raul Katz (diretor de Pesquisa em Estratégia de Negócios no Columbia Institute for Tele-Information e presidente da Telecom Advisory Services, LLC), o piloto Rubens Barrichello e o ex-nadador da seleção brasileira Joel Jota. Representantes do governo federal, academia, empresas e Congresso Nacional sobre os temas mais atuais no universo das telecomunicações, como compartilhamento de postes, ecossistema digital e uso de redes, linhas de financiamento, democratização do espectro, plataformas digitais e conectividade significativa.

O evento terá outras quatro Plenárias, que trarão conteúdos técnicos e estarão divididas em Plenária Conectividade – Roxa (Hall B); Plenária Provedores – Vermelha (Hall C); Plenária Inovação – Azul (Hall D); Pitch de Negócios (Hall D).

Acesse a programação completa atualizada em tempo real no site do evento. A grade pode eventualmente sofrer alterações.

Novidades na programação em 2024

A Arena Startuptrará empresas que seguem este modelo de negócio apresentando ao público suas soluções. “Daremos oportunidade para que essas empresas apresentem pitches de negócios, se expondo tanto para possíveis clientes, ouvindo as dores do setor, quanto mostrando suas ideias para investidores que também terão oportunidade de conhecer estas soluções e as mentes inovadoras por trás destas startups”, explica André Felipe Rodrigues, diretor de eventos da Abrint.

Ficará a cargo do Museu Abrint resgatar memórias e trazer nostalgia ao evento, com a exposição de fotos históricas e equipamentos desde o início da internet no Brasil (a partir dos modems analógicos e placas seriais, evoluindo para os digitais, RAS, entre outros do acesso discado), elementos da internet via rádio (com antenas, cartões PCMCIA, Access Point, antenas de rádio em 2.4Ghz), antenas de 5.8Ghz e conexões de fibra óptica, tão presentes nos dias de hoje. “São 15 anos de uma Associação que nasceu da visão de inúmeros ‘sonhadores’ em constituir uma entidade para lutar pela representatividade e melhoria do setor de telecomunicações, em especial, por meio dos pequenos provedores regionais. Não poderíamos deixar de recordar momentos importantes com fotos históricas, e, ao mesmo tempo, complementar com uma exposição em espécie de museu, na qual vamos apresentar alguns equipamentos e dispositivos que marcaram a trajetória da internet e destes empreendedores especiais que a Abrint representa”, completa André Felipe Rodrigues.

Especializações em parceria com a FBA

No segmento educacional, a diretoria de projetos da Abrint promoverá uma Especialização em Fibra Óptica pela Fiber Broadband Association (FBA), cujas inscrições podem ser feitas neste link. Serão dois cursos que irão acontecer simultaneamente durante o evento, nos dias 12 e 13 de junho:

  • FBA Certified Field Operations Expert (FCOE) de FBA LATAM Chapter, voltado para aqueles que desejam adquirir conhecimentos sobre as melhores práticas do setor, as metodologias e normas no manuseio de instrumentos ópticos para detecção de falhas em redes ópticas de acesso FTTx, bem como a avaliação e os principais critérios de seleção de equipamentos para sua operação e manutenção;
  • FBA Certified Field Expert (FCFE) de FBA Latam Chapter, que focará no desenvolvimento de conhecimentos sobre a aquisição, implantação e verificação de projeto da rede de distribuição óptica ODN, com conteúdo estruturado para preparar o aluno nas diferentes fases de construção da rede externa da planta, desde o estudo do local, os procedimentos de instalação para instalação canalizada, enterrada e aérea, bem como os processos de controle de qualidade e documentação.

Cada treinamento terá a duração de 16 horas, simultaneamente ministrados durante os dias 12 e 13/06, das 9h às 18h, e após a conclusão todos os participantes receberão um certificado. Cada treinamento custa US$ 200, valor a ser pago diretamente para a equipe FBA; como benefício exclusivo, os associados adimplentes da Abrint terão desconto de 50%. “Mais que um curso, buscamos uma Especialização de renome por meio da FBA e com a presença de instrutores e engenheiros de altíssimo nível, que trabalham com equipamentos para detecção de falhas, troubleshooting na rede óptica, boas práticas em fusão óptica e conectorização. Será uma oportunidade ímpar de fazer a certificação internacional da Fiber Broadband Association”, destaca Breno Vale, diretor de projetos.

2º Prêmio Abrint Teleco premiará os “Melhores do Ano”

Os provedores regionais de internet serão condecorados e premiados como Melhores do Ano durante uma cerimônia que acontecerá na véspera do Encontro Nacional Abrint 2024. O Prêmio Abrint/Teleco 2024 é organizado, coordenado e realizado pela Abrint em parceria com a Teleco. Uma Comissão Organizadora, formada por membros das duas entidades, analisou e avaliou os ISPs nos seguintes indicadores:

  • Quantidade de Acessos Banda Larga Fixa;
  • Porcentagem de acessos em fibra;
  • Número de municípios que atendem com mais de 10 acessos banda larga fixa;
  • Número de meses em reportou acessos à Anatel em 2023;
  • Crescimento no ano (adições líquidas);
  • Crescimento no ano (%).

Como consideração adicional, para os provedores acima de 200.000 acessos, além dos dados operacionais, serão considerados dados econômicos para efeito de classificação. “O grande propósito do Prêmio Abrint Teleco é incentivar e trazer para discussão, e que os provedores realizem as notificações na base de dados da Anatel. Para que nós da Abrint possamos buscar melhorias nas políticas públicas, estes números de acesso precisam ser notificados para que passem a representar nosso setor. Serão premiados e valorizados quem informa seus números, mostra seu crescimento e serve de modelo para outros empresários do setor, que talvez no próximo ano participem deste projeto e premiação”, afirma o diretor de projetos da Abrint, Breno Vale.

Serão premiados os três primeiros colocados (“1° lugar”, “2° lugar” e “3° lugar”) em cada uma das sete categorias: 1. Provedores Regionais com até 1.000 acessos; 2. Provedores Regionais de 1.001 a 2500 acessos; 3. Provedores Regionais de 2.501 a 5.000 acessos; 4. Provedores Regionais de 5.001 a 50.000 acessos; 5. Provedores Regionais de 50.001 a 200.000 acessos; 6. Provedores Regionais acima de 200.000 acessos; 7. Provedores Regionais B2B.

Prévia dos Expositores

Confira abaixo a prévia de alguns expositores que participarão da 15ª edição do Encontro Nacional Abrint, em ordem alfabética:

Agora Tecnologia

Durante o evento, a Agora apresentará um portfólio abrangente de soluções inovadoras para o futuro dos ISPs, incluindo datacenters, soluções GPON, Premium WiFi, roteadores, telas interativas e soluções cloud. No dia 13 de junho, às 16h, o gerente de engenharia da Agora Distribuidora, Tiago Fuzineli, ministrará a palestra “Provedor no Futuro: Tendências, Soluções e Serviços de Valor Agregado para Conectividade”.

Bemobi A Bemobi apresentará as novidades da sua solução Omni Engage para ISPs. A plataforma white label de engajamento para interações mais próximas e efetivas com assinantes vai apresentar o lançamento dos portais de negociação e de inadimplência para as empresas do setor de provedores de internet (ISP).

Campsoft

Com o maior portfólio de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) do Brasil, a empresa apresentará oficialmente ao mercado o Via Livros, aplicativo com o maior acervo de livros do país e voltado exclusivamente para os provedores de internet (ISPs), com milhares de títulos frutos de uma curadoria cuidadosa, que os provedores podem oferecer como um bônus aos seus clientes.

Datora

A Datora levará um portfólio de produtos para ISPs com oferta completa dos serviços de telefonia, como transporte/Terminação de voz, Plano de numeração nacional e internacional (DID), 0800, Número Único Nacional, 3003, 4004, SMS e banda larga móvel. Já o portfólio de MVNO inclui e-sim, 5G, NB IoT e VoLTE.

DPR

A DPR terá em seu estande, em parceria com a Nokia, demonstrações ao vivo do Deep Field Defender (Mitigações DDoS) para B2B e apresentações de soluções IP. Na parte de passivos, a empresa apresentará o Clean UP, que otimiza a rede GPON por meio do mapeamento de portas, maximizando a eficiência da rede, além de soluções próprias para conectorização e o Combo Drop DPR.

Eletronet

A empresa de transporte de dados vai atualizar o mercado quanto às etapas de modernização de sua rede e a ampliação com os novos Pontos de Presença (PoP) nos Estados Unidos para aproximar provedores de internet brasileiros aos conteúdos americanos e atrair clientes internacionais interessados em tráfego no Brasil, além de outras novidades.

Huawei

A empresa apresentará soluções voltadas ao Wi-Fi 7, a solução FTTR-SME (Fiber to the Room for Small and Medium Enterprises), projetada para expandir o portfólio dos ISPs, permitindo a utilização da infraestrutura de rede para atender tanto residências quanto pequenos comércios e empresas de médio porte (PME) e o Premium Wi-Fi, que oferece aos ISPs uma plataforma de monitoramento fim a fim até o terminal do cliente que está conectado na rede Wi-Fi, permitindo analisar e resolver problemas remotamente, inclusive antecipando possíveis falhas.

Intelbras

A Intelbras apresentará seu portfólio completo de soluções de tecnologia da informação e comunicação para o segmento. Pela primeira vez, a companhia vai mostrar ao público as primeiras novidades desenvolvidas em parceria com a FiberHome, que inclui novos modelos de roteadores, GPON e cabeamento estruturado.

MK Solutions

A empresa apresentará os novos dashboards MK Maps e MK NextPay, que proporcionam uma visualização clara dos principais indicadores, e lançará o MK Agentes+, que oferece maior controle sobre os técnicos de campo dentro do provedor. No módulo financeiro, a inovação ficará por conta do novo “contas a pagar”, que melhora substancialmente a navegabilidade e destaca os dados mais importantes.

TechEnabler
A empresa apresentará soluções para aprimorar a segurança e o desempenho de redes públicas e corporativas de comunicação. A TechEnabler fará em seu estande demonstrações de solução para resolução automática de problemas de rede no idioma da preferência do cliente (incluindo o português), e do funcionamento da proteção como serviço, prestado localmente na rede, para provedores de Internet e redes empresariais.

TelCables Brasil

A TelCables Brasil, provedora de serviços de rede e soluções digitais e responsável pela operação local da multinacional Angola Cables, apresentará a solução de mitigação Arbor, o seu mais recente produto Anti-DDoS, e o Backup2Brasil, solução que tem como objetivo trazer automação e gestão centralizada de backups e recuperação de dados (disaster recovery).

U-All Solutions

Empresa especializada em experiência do cliente por meio de inteligência de dados, a U-All Solutions vai lançar seu serviço de Hotspot Experience, com o intuito de transformar a maneira como os ISPs e seus clientes se relacionam com seus consumidores. O novo serviço integrará a inteligência de dados da U-All Solutions com uma API (interface de programação de aplicativos) da Meta, proporcionando aos usuários conectados experiências marcantes e impactantes através do WhatsApp.

Watch Brasil

Hub de conteúdo criado para impulsionar provedores de serviços de internet (ISPs), a Watch Brasil anunciará a parceria estratégica com a Edye, plataforma de conteúdo pré-escolar (2 a 6 anos) com foco em educação e socialização.

WDC Networks

A companhia levará soluções de ponta a ponta com o modelo Turn-key, que entrega projetos prontos para uso ao cliente, mais o modelo de negócios TaaS (Technology as a Service), que ajuda a viabilizar negócios em Telecom, Datacenter e Solar.

Anote na agenda
Encontro Nacional de Provedores ABRINT 2024
Data:
12 a 14 de junho, a partir das 9h
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo AmaroSão Paulo/SP
Programação e mais informações sobre evento:
site oficial

JORNALISTA, AINDA DÁ TEMPO DE SE CREDENCIAR! Informações e solicitações de credenciais devem ser feitas no e-mail abrint@webershandwick.com.

Sobre a ABRINT

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) tem atuação nacional e representa provedores regionais de internet em discussões junto ao governo, órgãos reguladores e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes. Segundo a Anatel, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do país e mais de 50% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm dos pequenos provedores. Para mais informações, acesse: http://www.abrint.com.br/