Outsourcing de TI reduz custos e melhora produtividade nas empresas

O outsourcing de TI é um trabalho terceirizado, que utiliza provedores de serviços externos para entregar com eficiência processos, aplicativos e soluções para resultados de negócios.

Para a diretora da BHS e gestora da área de outsourcing de TI, Lúcia Leal, contar com o apoio de profissionais terceirizados em TI, atuando nos projetos da empresa faz com que os problemas sejam solucionados de forma mais rápida. “Com o avanço constante de novas tecnologias, as empresas também precisam acompanhar e atualizar os seus sistemas”, destaca Lúcia.

Terceirizar profissionais de TI possui várias vantagens, entre elas reduzir custos, ter profissionais especializados em determinados processos e experientes em planejar, desenvolver estratégias e resolver os mais variados problemas, que podem envolver uma infraestrutura de TI, trazendo soluções mais estratégicas para as organizações. O outsourcing de TI proporciona economia, tranquilidade e agilidade. Ao contratar um profissional, a empresa irá reduzir custos operacionais, e não terá que fazer o processo de seleção, já que o profissional irá ser escolhido de acordo com o perfil e foco no trabalho a ser realizado. Todo profissional de outsourcing de TI da BHS, mesmo alocado no cliente tem o suporte técnico para realizar as suas at ividades.  

A BHS conta com uma analista de recursos humanos que cuida da gestão profissional, acompanha e avalia periodicamente os colaboradores alocados na empresa contratante. A BHS também cuida da capacitação dos seus profissionais com uma série de benefícios, como cursos de idiomas, de especializações, pós-graduações e certificações. A empresa consegue escolher de acordo com a necessidade de cada cliente, diferentes tipos de profissionais. Conforme o processo ou atividade a ser terceirizada, o contratante pode optar por um profissional para desenvolver um website, uma consultoria ou contratar serviços gerenciados chamados de Managed Services Providers (MSP) – indicado para empresas que precisam de auxílio para gerenciar a sua áre a de TI ou para cuidar da segurança da informação.

Lúcia Leal revela que o Outsourcing de TI é a garantia para ter entregas mais ágeis e eficientes, inclusive, quando se trata de demandas complexas.  Entre os profissionais mais contratados estão:  os analistas de negócios;arquitetos de software, design UI/UX, desenvolvedor front-end e back-end, revisor de sites e aplicativos, e suporte técnico.

Em tempos de tantas ameaças cibernéticas, os profissionais devem exercer o compromisso com a segurança da informação e principalmente com as novas leis de tratamento de dados pessoais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ao contratar um terceirizado, é importante verificar os procedimentos de segurança adequados, alinhar os padrões e políticas de segurança internas e exigir que todos os membros da equipe terceirizada assinem um NDA. É possível com todas as orientações ter uma equipe qualificada, executando um bom trabalho na área de TI de uma empresa.